terça-feira, 17 de julho de 2012

ERMIDA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


ERMIDA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
MATRIZ • LARGO DO ROSÁRIO
EDIFÍCIO ISOLADO
ARQUITECTURA RELIGIOSA
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XVII/SÉC.XVIII





DESCRIÇÃO: Ermida implantada numa pequena plataforma nivelada, murada e elevada em relação à cota da rua formando um adro irregular que envolve as fachadas principal e lateral esquerda. É constituída por dois corpos dispostos em "L": o corpo principal, rectangular, corresponde à nave e o segundo corpo, quadrangular, é um anexo de pequenas dimensões (antiga sacristia?) encostado à fachada lateral esquerda do primeiro. O acesso principal faz-se por uma escada de nove degraus rasgada no adro a eixo da ermida.
A fachada principal está enquadrada por dois cunhais e rematada por um frontão triangular delimitado por uma cornija associada a uma faixa em cantaria. Cada cunhal é encimado por um pináculo e sobre o vértice do frontão há uma cruz em pedra de fabrico mais recente. A porta principal tem, sobre o lintel, um friso rebaixado com três rombos em ponta de diamante que fica embebido na faixa inferior do frontão. Ao eixo do tímpano abre-se um óculo oval. O pequeno campanário, em pedra, ainda conserva o sino e está implantado sobre o extremo direito da fachada lateral esquerda, junto à fachada principal.
No interior, na parede do lado do evangelho, vê-se sucessivamente: uma pia de água benta, em pedra, com a face exterior concheada; um púlpito com a consola em pedra e balaustrada de madeira, acessível por uma escada de madeira encostada à parede; uma porta lateral; dois arcos de comunicação com o anexo (hoje compartimentado). O arco da esquerda é rasgado até ao chão enquanto o da direita é só rasgado até à altura do parapeito. Ambos são de volta inteira, assentam em impostas e os pilares de suporte têm bases salientes que, no arco da direita, assentam no parapeito. Na parede do fundo da nave abre-se um nicho com a dimensão de um arco triunfal (de volta inteira) onde se insere o altar. O tecto é de três esteiras em madeira.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, excepto o soco que é pintado de cinzento e os cunhais, as faixas, as cornijas, as molduras dos vãos, o campanário, os elementos decorativos e os arcos internos que são em cantaria à vista. A cobertura é de duas águas, em telha de meia-cana tradicional, com telhão na cumeeira e beiral simples. Uma das águas prolonga-se de modo a cobrir o anexo.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Razoável
FUNÇÃO INICIAL: Ermida
FUNÇÃO ACTUAL: Capela mortuária
BIBLIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO DE REFERÊNCIA: "Noticia sobre as igrejas, ermidas e altares da Ilha de S. Miguel", Ernesto do Canto, Insulana, vol. LVI, Instituto Cultural de Ponta Delgada, Ponta Delgada, 2000; Ficha 24-Q do "Inventário do Património Arquitectónico da Ribeira Grande"; Ficha 24-Q do "Plano de Urbanização da Ribeira Grande - Património Construído".
OBSERVAÇÕES: Do lado exterior do muro, junto ao portão de acesso, há uma pequena fonte em pedra.
Esta espécie faz parte de um conjunto edificado.
DATA DE LEVANTAMENTO: 2003-01-22

Sem comentários: