sexta-feira, 10 de abril de 2009

Mais uma miragem!

Agora, e depois de tantos alertas feitos pelos partidos da oposição e pelas próprias vistorias efectuadas no decorrer da construção do Navio “Atlântida”, é que vem o Governo Regional sair em conferência de imprensa, na voz do Secretário da Economia, explicar o inexplicável. E, sem vergonha, dizer que “devem ser desencadeados todos os meios legais para o ressarcimento de todos os prejuízos derivados das vicissitudes do processo da construção do Navio Atlântida”.

Ora aí está. Isso só demonstra ignorância, laxismo, e entre outras coisas, egotismo.

Sei que o Governo Regional foi alertado em 2007, e isso eu sei porque li e ouvi, pelo PSD e outros partidos da oposição, mas principalmente o PSD, para o problema criado, desde o início, com a construção desde Navio.

Andou o Governo Regional a pagar o Navio não tendo esse as condições exigidas no Caderno de Encargos, com a agravante de possuir mais defeitos que um navio velho. São 31 milhões de euros (6,2 milhões de contos) que agora vão demorar a ser reembolsados. Ou muito me engano, ou os Estaleiros Navais de Viana do Castelo vão abrir falência. Já se falou no assunto, por alto, é certo, mas já se falou nisso!

Mas Vasco Cordeiro recusa falar de fracasso no processo de construção dos Navios. Bolas!!! Se não é fracasso é o quê então??? É esmola aos açorianos? Ou quer fazer-nos passar por parvos???

Esse senhor demonstrou não ter coragem política logo quando pegou na pasta da Economia e, por inerência, no processo da construção dos Navios. Não teve coragem de atalhar caminho e resolver, como era e é sua obrigação em qualquer assunto, as “vicissitudes” da construção dos mesmos. Atenção, “vicissitudes” é palavra do próprio.

E perguntam-me agora vocês: - porquê ignorância, laxismo e egotismo?
E eu respondo: - ignorância porque andou todo o mundo a gritar aos 4 ventos sobre o problema da construção dos navios e o Governo Regional fez ouvidos de “mercador”; laxismo porque andou o Governo Regional a pagar um bem e ou serviço sem o cuidado necessário de saber o que está a pagar e do que está a ser servido. Ora, cada vez mais me capacito que estes governantes alarves estão ali para se servirem e não servir a causa pública, com acérrimo e rigor; laxismo porque, como o próprio significado da palavra o diz, este Governo tem uma “moral relaxada”, em relaxo, em consonância com a arrogância de andar sempre de passo trocado e nunca admiti-lo.

Venha uma cara nova. Venha com vontade de servir os Açores, para o bem comum de todos os Açorianos e não para o bem da família partidária. Que tenha a coragem de romper com os “lobbies”. Que tenha vontade e sobretudo, mais uma vez refiro, coragem de não ser “padrinho” e não ter “afilhados”. Que tenha a dignidade de entrar na política e sair com os mesmos bens com que entrou. E se sair com mais, que não seja obtido por “luvas”, nem favorecimentos, mas sim pelo rendimento obtido pelo seu trabalho, que na opinião da maioria dos açorianos é já suficiente. Que pense em primeiro lugar no bem público e não no bem próprio ou partidário. Enfim, que seja um politico de cara lavada, que não apodreça e que semeie bonanças, que saiba escutar… porque todos temos ideias válidas.

Sem comentários: